domingo, 13 de março de 2016

Dimensão / Guido Bilharino * Aricy Curvello - ES

Dimensão - Revista Internacional de Poesia
***
http://www.uaisites.adm.br/iclas/pagina_ver.php?CdNotici=54&Pagina=Biblioteca 
*
Um Preâmbulo
Aricy Curvello - ES

Em Uberaba, centenária cidade do Triângulo, o primeiro número de Dimensão vinha a lume em Julho de 1980. “Uma simples revista de poesia”, escreveu então seu editor. O futuro se encarregaria de desmentir o título do primeiro editorial, porém se manteria constante através dos anos o propósito do novo periódico. “E´esse, apenas esse, o compromisso desta revista, mais uma entre tantas, mortas, existentes ou ainda por existir: efetivo compromisso com a qualidade da poesia”.
O compromisso com a qualidade da poesia manteve-se durante os trinta números da publicação. Ao longo dos seus quase vinte e um anos de circulação (Julho de 1980 – Abril de 2001), é um marco de sua excelência. Outras balizas foram atingidas no curso do tempo, levando Dimensão a inscrever-se na história das revistas literárias do Brasil.
Editada em cidade do interior, longe do eixo Rio-São Paulo, sofreu a incúria e a miopia do que em nosso país se autointitula mídia cultural. Durante seu período de existência, Dimensão não foi bem noticiada nem devidamente acompanhada pela grande mídia, embora uma revista muitas vezes mais afinada com a poesia contemporânea do que a maioria absoluta das publicações incensadas do Eixo. Nenhuma delas com o alto e belo nível gráfico das dez últimas edições da revista uberabense. Mesmo nas vezes em que dela se lembraram, os respectivos textos jornalísticos, que deveriam ser informativos, revelam um certo teor de desinformação, fato comum na redação dos jornais brasileiros bem como nos espaços em branco no espírito de alguns críticos. 
Revista uberabense, em termos, apenas na medida em que sua publicação ocorreu na cidade de Borges Sampaio, Mário Palmério, Campos de Carvalho, e teve de pagar tributo a poetas de importância na paróquia. No entanto, revista brasileira e internacional de poesia, quando conseguiu superar suas origens e circular além fronteiras. Horizonte conquistado com muito denodo, pois se sabe de sua desproteção por parte da grande mídia brasileira (brasileira?). 
Embora tenha publicado poetas de outros países já a partir de sua terceira edição, ocorreu um súbito salto da revista em seu décimo número (Ano V, primeiro semestre de 1985), em cuja capa anunciou poetas brasileiros, portugueses e argentinos, assim como os criadores da poesia experimental alemã.
Foi, no entanto, a partir de sua vigésima edição (Ano X, 1990) que passou a denominar-se Dimensão Revista Internacional de Poesia . Nesse número vieram poetas do Brasil, Angola, Argentina, México, Portugal e Uruguai, além da seção “A poesia visual na Itália” (com seleção e notas de Enzo Miranelli) que exibiu trabalhos de vinte e dois autores, e o volume se completava com traduções de poemas de Saint-John Perse, Thomas Wyatt, Pierre Albert-Birot, Carl Sandburg, Sergio Solmi, Archibald Macleish. 
Ao tempo de seu número 20, Dimensão contava com alguma circulação em 36 países. No da edição de encerramento (nº 30) , em 63 deles.
Também, surpreende-nos saber que se trata, única e exclusivamente, do trabalho de um só indivíduo, o seu editor.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sigo as curvas que dão voltas no sertão...